A legislação brasileira prevê medidas para a prevenção de riscos de acordo com o que o trabalhador está exposto. Quando falamos de risco em ambiente de trabalho a legislação é clara e exige que as empresas que promovem esse tipo de exposição aos colaboradores tenham total responsabilidade com as diretrizes e estejam sempre em dia com a documentação. A CMA facilita a vida da sua empresa monitorando e executando esses laudos.

O LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) é um documento com o registro de riscos físicos, químicos ou biológicos do ambiente de trabalho que podem ameaçar a saúde e integridade do trabalhador durante a vida laboral. O laudo contém avaliações de riscos e apresenta soluções de como os mesmos podem ser reduzidos.

O PPP é um documento histórico-laboral que tem como objetivo comprovar perante ao INSS a efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos durante todo um período laboral, para fins de requerimento dos benefícios previdenciários, como a aposentadoria especial. A CMA facilita a vida da sua empresa confeccionando e fornecendo os PPP’s de seus colaboradores.

A legislação brasileira prevê medidas para a prevenção de doenças ocupacionais de acordo com o risco que o trabalhador está exposto. Quando falamos do risco físico ruído a legislação é clara e exige que as empresas que tenham o nível de pressão sonora elevado como um dos agentes de risco levantado pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) devem organizar, sob sua responsabilidade, um Programa de Conservação Auditiva (PCA) – NR 9.

O Programa de Gerenciamento de Riscos, que entra em vigor agora início de 2022, deve estar em sintonia com as várias ações dentro das empresas, como todas as operações e equipamentos.

O PGR deve contemplar riscos físicos, químicos e biológicos, atmosferas explosivas, deficiência de oxigênio, ventilação, proteção respiratória, investigação e análise de acidentes do trabalho, ergonomia e organização do trabalho, riscos decorrentes do trabalho em altura, profundidade e espaços confinados, equipamento de proteção individual de uso obrigatório, estabilidade do maciço, plano de emergência, introdução de novas tecnologias, além dos riscos ambientais, que incluem todos aqueles com potencial para gerar acidentes, como potencial para gerar acidentes no trabalho, seja pela natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição. Podem ser ocasionados por agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.

Na hora da elaboração, o PGR deve conter inventário de riscos e plano de ação com todos os dados necessários. Lembrando que a implantação do programa é de total responsabilidade do empregador e tem validade de 2 anos.

A CMA desenvolve periodicamente e de forma integrada ao PPRA (Programa de Prebenção a Riscos Ambientais), o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), que determina as modalidades de exames a que cada colaborador deverá ser submetido. A CMA está apta a realizar o programa para empresas dos mais diversos portes e ramos de atuação atendendo na plenitude o que é exigido na NR 07 bem como as inúmeras normas de qualidade internacionais.

O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil) exigido pela NR 18, é o planejamento e a orientação em relação a quais medidas e procedimentos devem ser adotados pela empresa bem como pelos funcionários para reduzir riscos no ambiente de trabalho, evitar adoecimento da equipe e estipular estratégias em casos de acidentes. A CMA facilita a vida da sua empresa elaborando e fornecendo o PCMAT.

A legislação brasileira prevê medidas para o controle da exposição a riscos ergonômicos ( NR – 17) , para facilitar o cumprimento desta obrigação a CMA elabora e disponibiliza a avaliação ergonômica dos postos de trabalho.

A legislação brasileira prevê diretrizes para a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. A CMA facilita a vida na sua empresa preparando esses documentos para que sua empresa não tenha problemas legais.

A legislação brasileira prevê diretrizes para a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. A CMA facilita a vida na sua empresa preparando esses documentos para que sua empresa não tenha problemas legais.

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